24 de maio de 2013

Tactica FM2013 - 32221 Vodu Blast 13.3.3

Tactica FM2013 - 32221 Vodu Blast 13.3.3

Já faz algum tempo que não partilho nenhuma táctica, pese embora as solicitações. Como diz o outro "vocês sabem do que estou a falar", ou não.

Ora, esta táctica foi o resultado de várias épocas a jogar com a Académica e uma evolução de tácticas como 55, 5140, etc.. Ou seja, cada vez que tentava jogar apenas com 4 defesas, rapidamente abandonava a ideia, porque efectivamente não gostava da forma com que os adversários por vezes destruiam a minha defesa. Temos de ter em conta que nunca tive a equipa mais forte do jogo, e ainda não tenho. Como já disse noutras ocasiões, gosto de fazer a diferença na táctica, porque com as trutas todas...e neste FM não é muito fácil fazer isso.

Depois houve outra questão. Com o avançar das épocas, os colossos ficam ainda mais fortes. Os regens turbinados são umas constante, (muitos deles já surgem nos colossos) e é preciso competir com essas equipas na Champions League. Mesmo conseguindo alguns bons jogadores e um ou outro regen turbinado, não é fácil competir contra equipas que têm muito mais receitas do tem uma equipa no campeonato Português como a Académica. Óbvio que a dimensão do clube aumentou, mas arcar com clubes ingleses, alemães, franceses, etc.. com receitas incríveis, e cheiks e meter dinheiro a torto e a direito não é fácil.

Resumindo, dificilmente iria ter a equipa mais forte, e portanto ganhar só porque tinha melhores jogadores estava fora de questão.

Voltando à questão dos 4 ou 5 defesas, senti a necessidade da cobertura em largura, não por 4, mas por 5 homens, que torna muito mais difícil a ruptura das linhas, num conceito de jogo pressionante e bloco alto, como é hábito nos estilos de jogo que tento impor. Usando pressão alta nos defesas, torna mais fácil a cobertura e preenchimento do espaço, dificultando a exploração do espaço criado pela saída e pressão do centram ou lateral (ala neste caso). Saí 1, ficam 4 o que permite manter a equipa minimamente posicional e organizada defensivamente. Depois optei por usar alas, para aumentar a capacidade de pressão nas zonas laterais do campo, visto que são estes que dão largura à equipa.

Da defesa para a frente, foi tentar organizar a equipa de forma a criar alguma instabilidade no bloco adversário, mas manter a capacidade de construção, porque se a bola não chega em condições ao ataque, é difícil fazer golos. Como neste FM não gosto da forma que os 2 PL`s conseguem ser anulados pelos 2 centrais (a não ser que sejam foras de série), a questão era usar 1 ou nenhum. Optei por usar 1 e tentar desposicionar a equipa adversária com 2 MAC´s a aparecer na zona de finalização, tentando criar algum "pânico" na zona de finalização. Depois sobravam 2 jogadores para a recuperação de bola e construção, que rapidamente foram posicionados como MC.

MODELO DE JOGO

Tentativa de criar um jogo misto, jogando tanto em posse, como saindo rápido em transições venenosas. Um jogo pragmático, onde a posse não é um objectivo, mas sim um meio (se necessário). Pressão máxima a todo o campo, com o bloco (obviamente) alto. O foco está definido pelas alas, mas muitas vezes há sequência pelo meio (já vão perceber porque).

O desenho táctico:



Os jogadores posição a posição:

* GR - como sempre, o melhor possível. Convém saber jogar com os pés, obviamente. Com defesa tão subida, é quase um libero...
* Centrais - rápidos em relação à media do campeonato, com os atributos normais para a posição...
* Alas - rápidos, bons a cruzar, bons atributos defensivos, nomeadamente posicionamento.
* Médios Centro - Trincos que sabem passar a bola, MC´s com bons atributos defensivos, cada um escolhe à sua maneira. Eu pessoalmente gosto de médios completos para a posição.
* Médios Ofensivos (mac´s) - jogadores que tratem bem a bola, que saibam finalizar e que consigam fazer movimentos fora-dentro com alguma efectividade (alguma velocidade, passe, técnica, finta, decisão, remate de longe, criatividade, etc..). FUNDAMENTAL usar jogadores que joguem com pé direito a MAC esquerdo, e pé esquerdo a MAC direito, para os obrigar a fazer os tais movimentos interiores...
Por vezes adapto extremos a MAC para os poder utilizar sem ter de os vender.
* PL - Ou completo ou tanque de guerra tipo pinheiro. Vão entrar muitos cruzamentos na caixa, e por vezes um pinheiro dá jeito. Eu pessoalmente gosto de usar PL´s completos.

CANTOS

- Marcados com pés contrários.
- O marcador deve ser um dos Laterais ou dos MAC´s.
- DC central é o alvo dos cantos, logo deve lá jogar o mais alto/melhor nas alturas.

TREINOS

- Treino geral: Equilibrado com intensidade média
- Treino para jogo: tácticas apenas com folga após o jogo.
- Treino Individual (pesado):
GR - Guarda-redes Libero
DCs - Defesa Central (ou rapidez até atingir um atributo razoável)
Alas - Defesa Lateral (ou rapidez até atingir um atributo razoável)
MC´s - Médio Centro (ou passe, ou velocidade)
MAC´s - Número 10 ou médio área a área.
PL: Ponta de Lança fixo

PALESTRAS (cada um usa o que lhe parecer melhor)


- Inicio: Geral dá o adjunto, Individual  dou *apaixonado*tenho confiança (primeira opção do apaixonado)
- Intervalo: agressivo a não ser que esteja a ganhar por 10.
- Final: ganhamos por muitos e dominamos - apaixonado. Ganhamos a rasca, perdemos ou empatamos - agressivo.
- Caso algum jogador fique chateado com as palestras - "vou tentar melhorar a forma como abordo as coisas" -.

ENTROSAMENTO


A equipa precisa de tempo para entrosar, normalmente cerca de meia época.

OUTRAS CONSIDERAÇÕES

- Não se trata de nenhuma táctica milagrosa. Em equipas grandes pode ser demolidora. Nas médias pode cumprir muito bem caso a equipa seja bem trabalhada no que toca às áreas de treino, gestão da equipa, etc. Nas pequenas sem recursos pode ser sofrível.
- Não uso instruções ao adversário. Mas cada um saberá se o deve ou não fazer.
- Se tiver algum jogador expulso deixo a equipa sem PL.

DOWNLOAD
32221 Vodu Blast 13.3.3


Abraço e bons jogos, eventualmente.


Alguns screens do que a táctica permitiu fazer, nomeadamente finais de época onde tudo se decide.




 


14 comentários:

  1. Boa tática Vodu, vou testar com o meu Benfica! Tenho só uma questão. Qual o tamanho do campo?

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado, desde já, Vodu.

    Só uma questão: Uso o patch 13.3.0. Achas que esta táctica terá sucesso?

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Venho aqui fazer o meu balanço do 1º ano com esta táctica:

    ÉPOCAS: uma
    PAÍS: Portugal
    CLUBE: Benfica

    campeonato: 2º lugar. Não foi um bom campeonato...andei muito tempo pelo 3º lugar, cheguei ao 2º a 6/7 jornadas do fim e tive que lutar até à última pelo 2º posto. Fiquei a 4 pts. do 1º classificado (FC Porto).

    Europa: junto com PSG, Man. utd. e Helsinborg.
    Foi uma fase de grupos atípica: SLB, PSG, e Man. Utd. com 12 pts. !!! Ganhamos todos os jogos ao Helsinborg e depois ganhamos um e perdemos outro uns com os outros. Como eu tinha goal avarage pior, fiquei em 3º. Tal como disse, não é muito comum 3 clubes fazerem 12 pts. Trasitei assim para a liga europa.

    Liga europa: Basta dizer que...a ganhei lol. Na final ao Leverkusen em penalties. Apanhei Lyon, galatasaray, tottenham e fenerbaçe. Na final, Leverkusen. Portanto foi uma muito boa europa. Para uma primeira época então...

    Taça da liga: Não passei da fase de grupos. Ganhei o 1º jogo, empatei os outros dois.

    Taça de Portugal: Também venci. Na final frente ao... V Guimarães. Eliminei o FC Porto, no dragão e foi este o jogo mais difícil.

    Balanço: Claramente positivo. Ganhei duas taças, uma delas europeia, e tudo na 1ª época o que é bom.

    Lacunas: tenho que contratar melhores laterais e MC'S.

    Quando acabar a segunda época virei aqui fazer novo balanço.
    Quanto a observações, acho melhor fazer mais uma época, adaptar melhor a equipa e depois, aí sim, tirar conclusões.

    Bons jogos.

    ResponderEliminar
  4. Irei testar a tática, no Flamengo. Sou brasileiro e sempre que dá, acompanho o blog e suas táticas Vodu. Em breve volto com um feedback :)

    ResponderEliminar
  5. Tentei baixar e deu Acesso Negado Alguem pode me Ajudar?

    ResponderEliminar
  6. fabulosa Vodu! estou com o Dortmund, temporada 17/18, ela veio me salvando, eu goleei até o Bayer fora, tá boa demais, visto que eu nem tenho os jogadores certos para a posição, estou dando uma treinada e buscando no mercado bons nomes, obrigado mestre!

    ResponderEliminar
  7. grande táctica! Mil obrigados Vodu. Salvou-me a época

    ResponderEliminar
  8. De nada pessoal.

    Espero que continuem a poder usufruir da tac da melhor forma possível.

    Abraço a todos.

    ResponderEliminar
  9. dae vudu, curti a tatica tbm man, venho ganhando alguma partidas.... ja estou de 3 vitorias seguidas com o palmeiras... mais queria uma dica sua, como aproveitar os juniores, treina-los etc! poderia faze um tuto ai pá nois??????

    ResponderEliminar
  10. boas vodu sera k me podes dar os atributos que utilizas para pesquisar jogadores certos paras as posiçoes??

    ResponderEliminar
  11. De vez em quando coloco a equipe reserva e tomo várias goleadas, às vezes até com a equipe titular, e muitos dos gols são gols bobôs, por exemplo, o goleiro sai de repente do gol e a bola sobra pro atacante livre. Perder é normal, mas levar goleada não, detalhe: estou jogando com Liverpool e as vezes estou entre os primeiros e perco de goleada para o último colocado. A seção de treinos estão excelentes.

    ResponderEliminar
  12. posso te pedir um enorme favor??? eu sei que tens centenas de pessoas a fazerem te o mesmo pedido todos os dias...

    eu nao sou um verdadeiro jogador de fm, nem nada que se pareça. Apenas me da gozo comprar jogadores e ganhar titulos. Nao sei fazer tacticas, nem treinos, etc

    Comecei a jogar este novo fm ha poucos dias, e fui com o city para poder comprar logo uma carrada de jogadores. Escolhi a via mais facil.

    Experimentei todas as recomendaçoes do pessoal batido, e nao consigo jogar isto.

    Experimentei primeiro a tactica d raikan...e minha equipa tava a jogar para caraças ate um pouco mais de meio da epoca, e de repente começa a jogar muitooo mal. Nao consigo fazer nadaaa.

    Comprei o Vidal e Neymar e Stephan El Shaarawy jogo num 4231...a tactica era a awesome 4231 senao me engano...e ate meti outras tacticas mas nc joguei cm elas...tbm ja li algures que é um erro jogar so cm uma tactica. talvez tenha sido esse o meu problema.

    Depois abandonei este save e tentei fazer um novo...comprei algum staff e tentar dar mais atençao aos treinos...a minha equipa ainda ta a jogar pior q antes LOOL meti a tactica d fm korea vincent's 4231...epah isto n é normal. eu n sei onde tou a falhar...

    ResponderEliminar
  13. Boas amigo Vodu a tua táctica é GENIOUS eheh tou a testá-la no SCP modo clássico com os treinos individuais etc. e tem resultado maravilhosa/ bem.
    Tb a reconstitui ou tentei para o modo rápido pq a clássica ñ funciona aí posso ta mandar p/ conferires se a fiz bem ao pormenor? Deu-me uma grande trabalheira mas no save q tenho com o Chelsea tem funcionado mto fixe tb. Qual o teu email? ABRAÇO e Obrigado BRO

    ResponderEliminar
  14. Boas Vodu,
    mais uma vez uma excelente tactica. Parabens. o FM12 ja so joguei com as tuas taticas, estes novo FM13 que vem muito dificil, onde nao há as famosas taticas magicas, tentei ja jogar com mais 15 taticas diferentes, nao tou a conseguir a nao ser com esta tatica. Muito boa mesmo. Obrigado

    ResponderEliminar