9 de novembro de 2010

FM2011

Muita gente me tem pedido para dar noticias "tacticas" acerca do Fm2011.

Queria poder ter mais tempo e dar mais noticias mas não tenho tido grande hipotese...

Ora, sendo assim também tenho jogado muito pouco, mas já tenho algumas ideias criadas acerca do jogo, claro.

Até agora nenhum modelo me seduziu grandemente. Está dificil criar tácticas dominadoras, e mais uma vez basta gravar a tactica para sermos "comidos" pelo jogo rapidamente. Tacticas não gravadas são cada vez mais eficazes do que te-la gravada...a cada fm que sai, se nota mais.

Quanto a blocos altos ou baixos...bloco alto é só gajos isolados..., bloco baixo não se cheira bola e resta explorar o contra-ataque.
Sofrer golos de bolas paradas é aos montes, mesmo defendendo com todos os jogadores!!!! WTF?
Os nossos jogadores não fazem tackles nas linhas como os adversários fazem, e estou farto de levar vermelhos a jogar com agressividade normal :S (os meus jogadores devem ser uns caceiteiros :).
Adversários vão a linha e cruzam, exploram as alas como nunca, e nós tentamos fazer isso...está queto...

Resumindo, este jogo dá é para controlar os grande em portugal, ou para jogar em ligas fraquinhas, nas fortes leva-se bailes de bola que é uma coisa esperta.

Obviamente já tenho ideias de como tentar adaptar um estilo de futebol ao motor de jogo. Se não posso jogar alto, nem baixo, jogo médio pronto. Jogadores rápidos atrás já não seguram os PL adversários...até podem ter 20 de velocidade que o PL surge isolado. Defendemos baixo, ou muito baixo e eles entram na mesma, ou cruzam profundo para um extremo de meio metro que ganha a bola a um de 2 metros e faz o golo (no meio de 30 jogadores atenção...). Vou optar por jogar com bloco médio(seja pressão, seja linha de defesa), e tentar dar em dose dupla o veneno que a IA nos dá em cada jogo. Também quero os nitros dos adversários, espero que o proximo patch permita...

Vamos ver se consigo pelo menos arranjar uma táctica para jogar isto sem arrancar os cabelos. Se não conseguir nada, os pedidos que tenho tido ficam sem resposta, e vou declarar a reforma do Football Manager...:s

Mas neste vou fazer treinos meus :D

25 comentários:

  1. concordo plenamente com o que foi dito aqui vodu! não está fácil para ninguem encontrar a tatica certa ou ideal pois constróis uma que dá resultado para os 2 jogos seguintes e de repente já estas a perder novamente em casa com o Rio Ave lol (jogando com o FCP, SLB ou SCP)
    enfim, resta encontrar o sistema ideal para cada jornada nunca mantendo os mesmo critérios face a diferentes adversários e em diferentes ocasiões...

    (ou será que estamos a perder o jeito para o nosso querido FM!?)

    hummmmmm

    cumps

    ResponderEliminar
  2. Reforma Vodu?! Nem pensar... É que se te reformas, reforma se também 80% do pessoal que joga FM,lol... Abraço e certamente que vais conseguir ultrapassar esta dificuldade. Força nisso.

    ResponderEliminar
  3. Talvez consiga uma versão duma táctica para testarem (quem quiser) enquanto vou testando e tentar achar uma versão final com base no feedback que me derem. Se houver disponibilidade talvez logo ou amanha.

    O jeito não se perde, os artistas da SI é que estão cada vez mais inteligentes LOL

    Reforma? Se eu me reformar continua toda a gente a jogar como tem feito até aqui LOLOL igualzinho...

    Alguma coisa se conseguirá arranjar, até porque queria começar um save a sério, comprar as trutas todas e ganhar ganhar ganhar LOLOL

    Já agora, ninguém tem a lista das trutas com mais potencial? Há menos tempo apra jogar, não posso perder muito tempo à procura delas...as trutas! :)

    ResponderEliminar
  4. Boas Vodu. Tenho tido o mesmo problema que tu mas parece-me que ja consegui chegar a alguma coisa. Pelo menos um ponto de partida. Por acaso ate me registei no forum cmportugal mas nao consigo postar daí n conseguir partilhar a minha táctica.
    É um losango aberto que me tem dado excelentes resultados.
    Por acaso gostava que a visses e desses a tua opinião pois foi pelas tuas tácticas que começei a perceber e a fazer as minhas.
    Se me permitires, e já q n consigo postar no CMportugal deixo aqui o link, se para ti estiver bem é claro.

    ResponderEliminar
  5. eu tenho a shortlist dos jogadores -9 e -10(que é só um).
    Não sei se é isso que queres vodu?!

    ResponderEliminar
  6. Também já experimentei o modelo do losango aberto mas não consegui o que queria...mas podes deixar link claro. Não prometo que teste exaustivamente, mas posso dar uma vista de olhos.

    Samuel: sim, é isso mesmo que quero, podes fazer upload e dar-me o link sff?

    ResponderEliminar
  7. Deixo aqui o link.Espero que seja isto.

    http://www.zshare.net/download/825693942eb05026/

    Já agora deixo aqui a minha opinião tactica do fm2011.Em termos de 4-3-3 comigo é para esquecer. Já tentei blocos baixos ,altos ,passe curto, passe directo e nada nem um pouco de consistência.A nível interno tenho usado um 4-2-4 com dois pontas, dois extremos e dois mc mas não consigo dominar.Chega acontecer eles fazerem 1 remate e ganharem o jogo(irritante).Fico à espera duma tactica tua que costumam ser excelentes.Sempre dá para tirar umas ideias.
    Continuação

    ResponderEliminar
  8. boas

    nao quero ser desmancha prazeres mas posso perguntar se ja utilizaram a 4-4-2 vodu caos final???

    pois é essa que eu tou a utilizar no benfica e tenho me safado bem. ainda nao perdi

    vitor mota

    ResponderEliminar
  9. Bem vodu, aqui vai o link do meu losango aberto.
    http://www.filefront.com/17499992/Poas412122011-Benfica-Ago-2011.tac/

    Até agora tem dado bons resultados, melhor do que em qq outro modelo q já experimentei.

    ResponderEliminar
  10. Não sei se o outro comentário passou mas deixo aqui a shortlist outra vez

    http://www.zshare.net/download/825693942eb05026/

    ResponderEliminar
  11. sabem onde posso encontrar os principais atributos dos jogadores para este fm 2011

    ResponderEliminar
  12. Samuel passou passou ;)

    150 perolas prontas a serem lapidadas!!! LOL

    Agradecido pah!

    Grande Abraço!

    ResponderEliminar
  13. Devem ser mais, mas tou com base de dados pequena ainda...não comecei a sério :)

    ResponderEliminar
  14. Anonimo tive a testar a tua tactica e ate agora a minha equipa tem estado bastante constante marcando varios golos mas vou fazer 20 jogos com ela e dizer o que penso

    ResponderEliminar
  15. Vodu,

    Não sejas modesto porque digo-te que se não fosse por ti e pelas tuas tácticas já tinha deixado de jogar FM há muito, isto porque já jogo isto desde o tempo de CM...ui desde a década de 90 ! Quando era miúdo passava as férias a fazer tácticas e a testá-las (sempre admirei mais as funções de treinador do que de jogador). Férias da escola, no natal e páscoa principalmente. Parecia que só tinha dois dias de férias : o primeiro e o último LOL. Entretanto, "novos tempos, novas responsabilidades" como se costuma dizer e deixei de ter tempo (e, vá , admito paciência) para trabalhar o plano táctico, como tal quando sai o FM eu começo a inventar tácticas só para ver como e o jogo e tal. Entretanto saem a(s) tua(s) FANTÁSTICAS E MARAVILHOSAS TÁCTICAS e eu aí começo mesmo a jogar e a inventar também um pouco á volta delas (facto que te peço desde já desculpa...lol...).
    Por isso força aí não desistas que estamos aqui para te dar feedback sobre as tácticas que crias.

    ResponderEliminar
  16. Epah...devo dizer que estou bastante agradecido pelas palavras...

    Também comecei na decada de 90...mas ainda não parei. Durante uns tempos ali na passagem do CM3 para o FM ainda deixei um pouco de jogar, mas sempre dei as minhas perninhas...

    Confesso que passo mais tempo a criar tácticas do que a jogar. Mas é normal, o plano táctico para mim é fascinante, e sempre foi o mais importante no mundo do futebol. É onde se pode fazer a diferença, principalmente quando se tem menos recursos do que os outros.

    Não consigo ver um jogo real de futebol, seja real ou virtual, sem analisar tacticamente o jogo, perceber o que se passa dentro das 4 linhas, o que está mal, o que poderia ser feito para melhorar, onde "está o ouro", bolas paradas, transições, desenvolvimentos, zonas de pressão, movimentações de ruptura, enfim...:S

    Até eu me pergunto porque raio sou tão fanático com isso :S

    Tenho uma táctica que acho que pode fazer alguma diferença...alguém quer :D

    ResponderEliminar
  17. quando for possível disponibilizar para o pessoal testar isso!!!

    ResponderEliminar
  18. Boas.... tb sou um assiduo das tácticas do Vodu... Devo confessor que até ao momento no meu benfica estava a utilizar o 442 vodu caos final e tb me estava a safar bem.....no entanto ao experimentar noutros campeonatos não foi lá mto bom.......espero Vodu que possas criar algo para nós....
    Vou testar esta tua nova táctica e não penses na ideia da reforma.....

    ResponderEliminar
  19. vodu tenho jogado com a tua ultima tactica do fm10 no fm11 e tenho me safado bem

    ResponderEliminar
  20. Vodu,

    Com essas tuas palavras parece que me estou a "ouvir" ao espelho !LOL.
    De facto também penso como tu, e acho que esse "fanatismo" vem do vício (pelo menos falo por mim) que dá. Quando damos por nós ja estamos a ver o jogo com "outros óculos", uma espécie de matrix...
    As pessoas que ainda não o fizeram tem que se mentalizar que o futebol de "bola prá frente !" já acabou há muitos anos, o futebol de "11 homens dentro de campo" já acabou ! Isto porque o trabalho exterior (tácticas, observações, análises, etc) comanda, a meu ver, o interior. É quase como uma espécie de "causa-efeito".

    ResponderEliminar
  21. achar tatica para o fm 2011 realmente está sendo um desafio...

    Estou jogando com o São Paulo e a unica tatica que consegui um sistema equilibrado foi assim:

    Goleiro
    3 Defesa Centrais, dois recuados e um marcando fora da área
    ala-esquerdo
    médio Defensivo cobrindo o zagueiro que sai
    Dois médios centro que apoiam
    extremo direito
    medio ataque centro esquerdo
    Avançado completo

    Se analisar o esquema é algo meio torto mais com as instruções corretas estão encaixando boas partidas....

    ResponderEliminar
  22. Vodu,

    Tinhas ddito, neste post, que ias fazer os teus próprios treinos...não quero pedir muito, mas se já os fizes-te, podias desponibilizar ? É que não há ainda muita coisa fiável (e até axo que não sairam os Tug's trainning...)

    Abraços e obrigado

    ResponderEliminar
  23. O truque deste FM é um: é tu naquilo que diz "criar tactica" criarem a vossa tactica e não retocarem na

    ResponderEliminar
  24. Boas a todos:)

    Pra mim quem jogar em 4-4-2 com defesa alta e um espaçamento curto com um passe curto consegeu fazer bons jogos, pois é dificil a equipe adversária sair do seu meio campo e cria-s muitas oportunidades de golo.
    Penso que na defesa o melhor e ter um misto de jogadores, ou seja, um central rapido e outro forte no jogo aéreo. os laterais devem ser muito seguros e concentrados para cometer poucos erros.
    o meio campo é o mais importante pois é onde s defende e s constroi o jogo ofensivo.
    em 4-4-2 e obrigatório ter um jogador no meio com uma excelente criatividade e outro que combine bem o passe com o desarme.
    no ataque em meu ponto de vista os pontas de lanças têm de ser rapidos e que joguem bem ao primeiro toque.

    Em minha opinião esta é a melhor maneira de vingar num campeonato competitivo

    ResponderEliminar