12 de agosto de 2009

442 Vodu Caos - o modelo classico para fm 2009

442 Vodu Caos - O modelo Clássico

Antes alguns resultados que serviram como test drive à táctica.
Fiz dois saves, um no Benfica outro no Liverpool, ambos apenas com o plantel original (incluindo staff). Usei a base de dados do update World Football Update. Podem ver os planteis nas imagens abaixo.

No Benfica:







No Liverpool:
(Estou a acabar a época depois meto)



Algumas considerações:

Esta táctica tem por base um estilo de jogo que potencia a progressão com bola no chão, através de constantes trocas de bola, dando primazia ao jogo pelas alas.
Apresenta uma faceta interessante que talvez vá criar alguma discussão. Os Pontas de Lança têm mentalidade ultra-defensiva.
Um dos problemas com que sempre me deparei neste FM foi precisamente essa questão. A dificuldade em por os PL a defender. Passado o meio campo, o adversário consegues partir a equipa em 2. Defendem 8 homens (as duas linhas 4+4) e 2 homens ficam na frente. Bom para sair para o contra-ataque dizem alguns; até pode ser mas quantos jogos já fizeram em que simplesmente os PL não dão uma para a caixa e perdem sempre os duelos contra os Centrais contrários. Aqui dou primazia à segurança defensiva. A transição para o ataque não fica assim tão comprometida como isso, daí o passe curto e uma temporização mais lenta que o que costumo utilizar.
Consistência e equilíbrio na passagem de processos, é o que se tenta aqui atingir.

O que mais dizer acerca deste sistema?
A linha defensiva algo subida para pressionar as duas linhas de 4, mais os 2 PL com mentalidade ultra-defensiva, criam um bloco com todos os jogadores atrás da linha da bola. Após a recuperação de bola e como eu também não quero chutão para a frente e até jogo pelas alas, até me dá um certo jeito que os PL estejam mais próximos dos médios para tabelar e progredir em posse...

Considerações criticas para potenciar o desempenho da táctica:
- O Guarda- Redes - quanto melhor...melhor ... se for bom a por a bola na frente é melhor ao quadrado

- Os Defesas Centrais - Visto que se joga com defesa subida convém os tais DC algo rápidos para evitar um ou outro dissabor com bolas nas costas. De resto os tradicionais atributos num defesa.(Bolas paradas - O DC do lado direito é o tal que salta com o GR, logo deverá ser o mais alto e/ou com boa impulsão)

- Defesas Laterais - Idem aspas. Bom cruzamento melhor ainda.

- Os Médios Centro - Para mim as posições que mais podem interferir no desempenho dum 442 clássico. São eles que cobrem uma parte muito grande do campo, e vão encontrar-se muitas vezes em inferioridade numérica 3 contra 2 e até 4 contra 2 em determinadas alturas do jogo. São eles que vão aguentar até que os PL ou os médios-alas se aproximem e consigam fechar a zona. Daí não aconselhar MAC´s nestas posições. Aconselho MC´s ou MDC´s bem equilibrados e de preferência não muito baixos. O MC da esquerda liberta-se mais para o ataque porque tem movimentos frente misto, logo aconselho um MC puro nessa posição, que remate bem de longe se possivél. A MC direito um MDC possante com bom trabalho de equipa, posicionamente e indice de trabalho. Marcação, desarme e essas coisas acho que já nem é preciso falar. (Bolas paradas - já disse atrás que o MC direito deve ser um MDC e algo alto, também pelas instruções das bolas paradas, ele também lá vai à frente tentar marcar aquele golinho)

- Médios-Ala- Rápidos, bons de bola, tecnicistas, bons a cruzar, etc.. Já sabem isso tudo nesta fase do campeonato.

- Pontas de Lança - Finalizadores natos, matadores. Aconselho um fast e um strong, tipo Saviola, Cardoso por exemplo. Se puderem utilizem pés contrários. Cardoso na direita e Saviola na esquerda como exemplo. Aconselho a que o PL direito seja o mais alto, por causa da saida de bola do GR através da distribuição. (Bolas paradas - também está ligado ao facto do PL direito ser o mais alto...nas instruções para as bolas paradas também tive isso em conta, logo para maximizar o rendimento em bolas paradas, o PL direito deve ser o mais alto)

Marcação de bolas paradas:
- Cantos e Livres - usar pés contrários, pé direito na esquerda e pé esquerdo na direita.

Em caso de necessidade de defender ou atacar mais costumo fazer o seguinte (prefiro alterar manualmente porque tenho uma opinião muito discutível e/ou polémica sobre a forma como a IA consegue ter acesso às nossas instruções; se a táctica estiver gravada a IA copia a nossa forma de jogar e já me dei conta de a IA jogar exactamente da mesma forma do que eu [conspirativo talvez , não sei]; mudando manualmente as instruções durante o jogo a IA tem mais dificuldades em criar a contra-táctica):
- Preciso de atacar mais e marcar mais golos, o que faço por vezes?
. Aumento a mentalidade
. Passo para 424 (mudando os M.Alas para a posição de PL)
. Perder tempo no mínimo

- Preciso de defender mais, o que faço?
. Diminuo a mentalidade (não aconselho baixar mais do que até ao máximo defensivo, senão a equipa baixa demasiado e começa o massacre)
. Perder tempo no máximo

Espero que tenha ajudado em alguma coisa. Qualquer coisa é só dizerem. Bons jogos

Abraço
Vodu

Download 442 Vodu Caos

23 comentários:

  1. bem meu... sem palavras, kualker dia mando o paulo bento embora i ponho t la a treinador, ja a algum tempo k ando nao a espiar mas a ver as tuas taticas, estilo de jogo i reparo k és fiel a prencipios de jogo, ou eras ate esta tatica, isso é o segrado, respeitar prencipios i ate ser teimoso kuando nao resultam, isso é ser o verdadeiro manager... vou te mandar uma taticas i ate uns saves, na gestao tbm manjas ?? xDDDD

    ResponderEliminar
  2. Eu próprio já pensei em me candidatar a treinador do zbording. Pior não faço de certeza. Aquele artolas não sabe o que é pressão média/alta.
    O verdadeiro treinador é fiel a tácticas que ganhem...

    ResponderEliminar
  3. Vodu não consigo fazer download da tactica. podes postar aqui a imagem das instruções à equipa?

    pf

    Cumprimentos,
    Mário Azevedo

    ResponderEliminar
  4. Gostei da ideia dessa tática, testei ela por alguns jogos e deixei ela por algum tempo no time reserva e s20, que não funcionou muito bem para mim.
    Eu estava usando a 433 vodu kill patch, que por sinal usei quase que somente normal kill, as outras partes da tatica não consegui que fossem eficazes, estou com um time da 1º divisão no camp. Brasileiro, vou testar usar essa tática do meio do camp. espero que de certo, tenho um time bem parelho com o que vc detalha nessa tática, vou testar e volto a postar resultado. obrigado.

    ResponderEliminar
  5. Experimenta, acho que não te vais arrepender. Pelo menos ninguém se tem queixado...

    portate

    ResponderEliminar
  6. Obtive bons resultados com essa tática, com pequenas mudanças como fora de casa ativar contra ataque, e botar o um médio central com 17 de remate de longe para rematar frequentemente. eu tenho uma duvida, o que vc usa nas instruções adversário, além de usar as marcações do treinador adjunto pede. eu uso assim também, goleiro - pressionar e levar pé menos forte, laterais - marcação apertada sempre, pressionar sempre, desarme duro, levar para o pé fraco. e os atacantes - levar para o pé fraco e desarme duro. boto marcação apertada e pressinar também em jogadores jovens e com bravura baixa, controle de bola e tecnica baixa, isso faz com que ajude a jogar também no erro dos adversários, gostaria de saber o que vcs usam nas instruções de adversário. obrigado

    ResponderEliminar
  7. pontos nas taticas safaxt i na gestao do clube???
    manda m um save teu por mail k eu mando t um meu.. tipo sou espcialista em evoloxao de ekipas digamos axim, ja vi uma tua kom o nelas ... em 5 anos knxigo por seja k ekipa for da ultima divisao portuguesa no top do mundo... do tipo liga dos campeoes ( campeao ) i axim... gxtava de ver um save axim teu... axeitas o dsafio??? nao é nada isto xDDDDD abraxo aSS Márcio Sousa

    ResponderEliminar
  8. Boas,

    Eu não uso essas instruções em função do adversário...

    Cada vez que mando marcar alguém do adversário, esse mesmo jogador consegue sempre ser o melhor em campo. manhosice da IA do jogo? talvez sim talvez nao

    ResponderEliminar
  9. Gande tactica.
    Tou a treinar o sevilha e tame a dar gandes resultados. Usei tambem o 4132 vodu masscre no shinnik e tb meu deu bons resultados muito. gande tactica mesmo. continua a fazer tacticas dessas aqui po pessoal. Gande trabalho!!!

    ResponderEliminar
  10. Agradeço as tuas palavras.

    Espero conseguir continuar a ajudar quem me visita.

    Abraço e bons jogos!

    ResponderEliminar
  11. Vodu TU (se me permites que te trate por tu...) És genial!! Um verdadeiro Mestre da táctica! Com o Vodu Caos Ganhei Campeonato Português, Supertaça, Taça da Liga e Taça de Portugal e fui aos quartos de final da Uefa (Benfica), Campeonato Americano (Chicago), Campeonato Australiano (Melbourne Victory) Campeonato Grego e Taça da Grecia (Panathinaikos), Três vezes campeão Italiano( um dos quais com 18 pontos de avanço sobre o segundo!), três taças de Itália e três Supertaças (Inter), Uma Taça Uefa e uma Taça da Liga com o F.C.Porto, cada equipa que tenho jogado e utilizado a tua táctica tenho sido campeão, infleizmente ainda só consegui nas provas europeias ganhar uma Taça Uefa, ja fui duas vezes à meia final da Champions, mas prontos independentemente de não ser tão bem sucedido nas provas europeias, nos campeonatos que experimentei e que ja descrevi acima correram-me sempre bem, tirando o Inter de Milão que fiquei 3 anos, nos outros só fiquei um ano.

    Epa a sério muitos parabéns e obrigado!

    Um abraço fica bem

    Tiago C.

    ResponderEliminar
  12. No que me diz respeito, obrigado pelos elogios...

    Espero que continues a ter bons desempenhos com ela!!!

    Abraço

    (sim podes tratar por tu)

    ResponderEliminar
  13. Oi,

    A tua táctica 4-4-2 é imbatível...

    Aproveito para perguntar-te em que site é que sacaste a base de dados actualizada para a época 2009 / 2010?

    Grande abraço,

    HL

    ResponderEliminar
  14. :)

    cmportugal ou cmpt como lhe quiseres chamar...

    Abraco!

    ResponderEliminar
  15. Olá, precisava de uma ajudazita lol
    tou no sporting a jogar com um losango, domino os encontros, mas ultimamente não consigo vencer, mesmo estando sempre em cima do adversário, podes ajudar?

    ResponderEliminar
  16. Olá, precisava de uma ajudazita lol
    tou no sporting a jogar com um losango, domino os encontros, mas ultimamente não consigo vencer, mesmo estando sempre em cima do adversário, podes ajudar?

    ResponderEliminar
  17. Os movimentos em frente ''raramente'' nos PL's tambem teem haver com a forma como eles defendem, ou é apenas uma opção tua? Com movimentos em frente ''misto'' ou ''frequentemente'' os PL's nao apresentam tanto rigor defensivo?

    ResponderEliminar
  18. Se lhes der movimentos frente "frequentemente" eles "fogem" mais do resto da equipa. Eu quero que eles joguem perto dos médios para evitar estender demasiado a equipa no campo, e acima de tudo para facilitar as trocas de bola e a organização ofensiva da equipa. Não sou muito adepto de ter apenas 2 médios centro, daí ter optado por instruções que permitissem uma maior proximidade entre a linha ofensiva e a intermediaria. Gosto de equipas compactas e consistentes, que joguem em bloco, e que permitam equilíbrio em todas as fases do jogo...

    ResponderEliminar
  19. Eu gostei bastante desta tactica em jogos em casa não dou hipotese o problema é os jogos fora. na champions lixome algumas vezes por causa dos jogos fora.
    Eu jogo no patch 9.3 e a minha equipa é a seguinte:
    GR-Mandanda
    DD-Rafinha
    DE-Bale
    DC-Zapata
    DC-Fazio
    MD-Srna
    ME-Silva
    MC-Rossi (o mais defensivo)
    MC-Veloso
    AC-Love
    AC-Aguero

    Algumas sugestoes?

    Ganhem uma vez a champions contra o chelsea e a segunda vez perdi com o manchester.

    ResponderEliminar
  20. Sabes quando as vezes as pessoas te chamam o rei? Pronto, É QUE TU ES O REI!

    Fiz um save com o Parma e ja vou em 2012. So usei o 442 nesta ultima epoca e consegui ganhar a Liga Europa e ainda fiquei em 4º no campeonato empatado com o 3º. Na epoca anterior tinha ficado em 6º.

    Agora comecei um save com o Leixoes e tenho usado o teu 352 e umas variantes e tenho tido bons resultados: 0-1 contra o Porto (perdi aos 89 min!). Ganhei 3-1 contra o Nacional. Mas sinto falta de uma tactica mais atacante para os encontros mais renhidos. Nao sei se preciso de jogadores melhores ou uma melhor tactica.

    Se quiseres dar sugestão tas a vontade.


    Keep up the good work e um Abraço

    ResponderEliminar
  21. Obrigado a todos pelos vossos comentários.

    Peço desculpa se por vezes não respondo, mas nem sempre dá.

    Espero que continuem a visitar este humilde espaço.

    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  22. Só uma pergunta Vodu:

    O que dizes aos teus jogadores antes dos jogos, ao intervalo e depois dos jogos?

    ResponderEliminar
  23. kra, voce ainda teria essa tatica para UPAR?

    ResponderEliminar